top of page

SAMHAIN - Ano Novo das Bruxas - Hemisfério Norte 31 de Outubro

  • Foto do escritor: Mônica Oliveira
    Mônica Oliveira
  • 16 de out. de 2018
  • 2 min de leitura

ree

Samhain representa o Ano Novo, a Festa dos Ancestrais e como a Roda do Ano é cíclica e gira constantemente, sem um ponto inicial fixo, irei dar continuidade aos temas sobre a Roda do Ano através deste texto. Já publiquei recentemente um texto sobre este Sabbath mas quero reiterá-lo por estamos próximos desta festividade.

Este Sabbath representa o fim do Ano Celta, o fim da colheita face ao inverno tenebroso que se aproxima e também as esperanças renovadas para um novo ano que irá começar. Ele ocorre entre o equinócio de Outono e o solstício de inverno, também representado pela morte do Deus Lugh (Deus Sol) que renascerá no Sabbath Yule. Os grãos e demais alimentos já foram armazenados para o grande inverno, os animais escolhidos para o abate, tiveram suas carnes separadas para o alimento e os animais que não foram escolhidos hibernam neste momento. Tudo é cinza e frio. E neste contexto que os agradecimentos pela vida, pelo que passou e pela morte são rememorados em Samhain. Agradecimentos aos nossos ancestrais, afinal o véu que separa os mundos encontra-se tênue, o que permite e facilita a comunicação, época propícia para trabalhar a divinação em busca de conselhos para o próximo ciclo e ano que se aproxima.

A Deusa em sua fase anciã traz em seu ventre o fruto do Deus que nascerá em Yule.

Costumo dizer que Samhain nos traz a possibilidade de analisar nossos inventários pessoais em agradecimentos e alegria e nos prepara para o próximo ano. Momento de grandes festividades e Samhain tem uma energia intensa, marcante que traz crescimento espiritual e material.

Não gosto de descrever rituais pois eu acredito que cada um de nós temos nossa maneira de trabalhar os rituais, portanto falarei brevemente pois os livros e internet estão recheados de rituais belíssimos para todos os gostos e bolsos! O mais importante na elaboração dos rituais é o seu coração, suas intenções, sua essência prima. Não sou tradicionalista portanto, ascendo as velas que estão ao meu dispor e queimo os incensos que tenho no momento. Gosto de cozinhar um bolo e como estamos no hemisfério sul e sigo as tradições do norte gosto de enfeitar meu altar com frutas e nozes, suco de maçã e maçãs. Abro meu circulo, convido meus ancestrais, animais de poder e os deuses e deusas que tenho intimidade para participarem da festa! Ahhh não poderia esquecer jamais dos elementais tão queridos e presentes na minha vida! Quando todos estão presentes, é momento de agradecimentos, renovação de intenções, comer e dançar!

A energia de Samhain é muito forte e requer preparo pois nem todos estão preparados para este momento. É realmente um momento que requer discernimento e racionalidade também pois nosso papel é muito sério quanto aos visitantes do Outro Mundo que participarão da festa. Medito dias e dias antes deste Sabbath. Quando termina as festividades, agradecimentos, queima de pedidos e divinações eu encerro meu circulo.

Não se esqueça de encaminhar as almas de seus visitantes de volta ao Outro Mundo na primeira noite de lua cheia que sucede à Samhain.

Blessing Samhain

Blessed be )o(


















Comentários


Post: Blog2_Post

Follow

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2018 by Wicca Solitária. Proudly created with Wix.com

bottom of page