Yule - 21 de Dezembro - Hemisfério Norte
- Mônica Oliveira
- 31 de dez. de 2018
- 2 min de leitura

Yule é celebrado no hemisfério norte em 21 de dezembro, solstício de inverno, que anuncia as noites mais longas do que os dias, não se pode ver o sol. Dentro da vastidão branca da neve pode se avistar o pinheiro que permanece intacto e verde trazendo cor para a paisagem branca. Os animais estão recolhidos em seus estábulos aguardando pelo nascimento de Lugh o Deus Sol que em breve ressurgirá! Então a tradição celta diz que o pinheiro é enfeitado com o pentagrama em seu topo em homenagem a vida e ao Deus que em breve nascerá!
A Deusa já em sua fase anciã espera pelo nascimento do Deus Sol que trará junto com ele a esperança de campos verdes e de novas semeaduras! A fertilidade dos campos e dos animais.
Yule é um momento especial de agradecimentos por tudo que foi cultivado e colhido ao longo do ano. As castanhas e nozes, os celeiros repletos de grãos que foram armazenados para os dias frios do inverno nórdico. A vastidão branca da neve fria nos dá a sensação de que a morte está mais perto, os dias sombrios pela ausência da luz solar, a ausência de vida nos campos brancos. Momento de se recolher e sorver os alimentos com sabedoria e prudência pois afinal os celeiros deverão suprir toda a estação invernal.
Momento de aconchego e planejamento para as próximas estações, mas eis que o Deus Lugh nasce!!! E com ele traz os primeiros raios solares e a esperança de dias mais promissores.
Yule é momento de agradecimentos pelo ano e pela colheita! Momento de planejamento para as próximas estações! Yule traz o renascimento do Deus!
Momento de trazer a árvore para dentro de casa cuja qual representa a vida! Enfeitar as portas com coroas em homenagem ao Deus Solar que nasce e promete levar embora as longas noites invernais! Celebrar com alimentos quentes, castanhas e maçãs! Agradecer e agradecer!
Momento em que o jovem sai a caça do urso em seu ritual de iniciação! Este tem como missão a caça do animal, matá-lo ritualisticamente e vestir sua pele em demonstração de virilidade e força, então, depois de alguns dias e noites, eis que o jovem volta vestido com a pele deste animal, trazendo-o para a família como alimento. Embora jovem, sua barba está branca pela neve! Completou-se a missão do jovem e foi iniciado com êxito e sabedoria!
Blessed be )o(
Comments