SAMHAIN - Ano Novo ou Festa dos Ancestrais
- Mônica Oliveira
- 15 de out. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de out. de 2018

Como vocês já sabem eu celebro as tradições do Hemisfério Norte mesmo vivendo no Hemisfério Sul. Meu coração está no norte, há alguns que estão de fato no sul. A geografia não interfere na minha fé e práticas.
Dia 31 de Outubro celebrei o Samhain que representa o Ano Novo Celta e a Festa dos Ancestrais. Momento de agradecimentos pelo que passou no decorrer do ano, gratidão pelas coisas boas e ruins. O Deus está morrendo mas a Deusa já está a espera do Deus de Luz em seu ventre que em breve nascerá. O inverno tenso requer as reservas de alimentos e o cuidado com os animais preparados para passar pelo grande momento sem luz e resistir ao frio. A natureza se encarregará de preservar os mais fortes e realizar a passagem para a Terra do Verão aos menos preparados fisicamente.
Não é momento de tristeza mas de alegria e gratidão. Rememorar os feitos de nossos ancestrais com música , danças e comidas. Ouvir os conselhos e nos preparar para o novo ciclo que se iniciará. Que o novo ciclo traga a sabedoria e a realização daquilo que não foi possível no ciclo anterior. Tudo é decisivo, o amor, a vida e a gratidão pela grande Mãe Terra. Que possamos aprender com a natureza e com a Grande Deusa tudo aquilo que não aprendemos ainda. Renovar os votos e queimar os desejos em nossas vidas!
Tempos de aprendizado, com a trajetória de nossas vidas. Tempo de felicidade mesmo diante das dificuldades, afinal elas sempre existirão no decorrer desta caminhada mas que servem para nosso crescimento espiritual e aprendizado de vida!
Que possamos humildemente e racionalmente conduzir os caminhos de nossas vidas, que possamos cuidar da terra e dos animais. Agradecer pelo alimento e pela moradia. Celebrar com os amigos verdadeiros os bons momentos da vida e nos preparar para os mais difíceis. Que possamos valorizar as coisas simples da vida!
Isso é magia! Fazer o bem e desejar o bem! Aprender com os caminhos da vida! Aceitar nosso momento e acreditar em dias melhores! Ter palavras de otimismo e sábias nos lábios! Poupar os demais pelas nossas dificuldades! Esperar a tempestade passar acreditando que em breve chegará um dia ensolarado!
Que possamos saber viver nos dias frios e chuvosos e se alegrar da mesma maneira como nos alegramos nos dias de sol! Que em tudo possamos liberar gratidão, mesmo em momentos de trovoadas e tempestades!
Se observarmos a natureza, esta é perfeita em todos os momentos! E há uma razão para todas as coisas!
A natureza nos ensina em todas as estações do ano, ela é soberana em seus feitos! Temos que seguir o exemplo da natureza em nossas vidas! Um incêndio pode destruir uma plantação e em breve você poderá notar os pequenos brotos surgindo na terra que sofreu naquele momento e os brotos vem com mais força, mais belos! A natureza sempre volta mais forte! E temos que seguir nossa caminhada como o broto que surgiu depois de um tenebroso incêndio! Não há tempo para alimentar tristezas e frustrações, esse ciclo é muito breve!
Que possamos aprender com a Deusa e com a natureza.
Que assim seja!
Blessed be )o(
Kommentare