top of page

Cernunnos - O Deus Celta

  • Foto do escritor: Mônica Oliveira
    Mônica Oliveira
  • 31 de out. de 2018
  • 2 min de leitura

O Deus Cernunnos é o Deus fálico da fertilidade. Deus protetor das florestas e dos animais selvagens, Deus protetor dos círculos mágicos, Deus pagão dos bosques e rei dos carvalhos, o Deus que morre mas que renasce em Yule que representa os ciclos de nossa existência. Cernunnos nasce da Deusa e possui atributos de fertilidade, alegria, coragem e otimismo, Deus vinculado a prosperidade, realizações e conquistas.

A tradição celta diz que Cernunnos, nascido da Deusa, cresce e se apaixona por ela e em Beltaine mediante um ritual de fertilidade, a Deusa engravida do Deus e dá a luz no inverno, quando então o Deus morre e renasce em Yule. Este Mito contém em si os próprios ciclos da natureza onde no Verão o Deus é tido como forte e vigoroso, no outono ele envelhece, morre no inverno e renasce novamente na primavera. Ele é a força do Sol e da mesma forma, nasce e morre todos os dias, ensinando aos homens os segredos da morte e do renascimento. A tradição diz que todas as coisas vieram do ventre da Grande Deusa e para ela retornará.

Embora seja comum entre os povos antigos casarem-se entre si, meu entendimento quanto a tradição que acabei de descrever brevemente, remete-me aos ciclos de nossas vidas, como aos ciclos da natureza e das estações do ano. Os povos celtas viviam tais ciclos em agradecimento através de seus rituais, onde as mudanças da estação estavam diretamente vinculadas a agricultura mesmo que rudimentar, representava o plantio e seus ritos de fertilidade dos grãos e animais, a colheita dos grãos e ao êxito da caça, os agradecimentos pelas colheitas e o armazenamento dos grãos e carnes para as provisões dos invernos rigorosos. Ciclos de nascimento, crescimento, desenvolvimento e morte.

O Deus representa o sol que nasce e se põe todos os dias, como o nascimento, desenvolvimento, envelhecimento e morte. O Deus representa a força e a vitalidade através dos raios do sol, do desenvolvimento e evolução da natureza, da fecundação e nascimento dos animais e da humanidade, do envelhecimento e morte. Como as estações do ano.

Deus da prosperidade e da fertilidade, Deus da alegria e do regozijo, Deus da justiça e da evolução.

Blessed be )o(


Comments


Post: Blog2_Post

Follow

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2018 by Wicca Solitária. Proudly created with Wix.com

bottom of page