Deusa Demeter - A Deusa dos sentimentos e emoções (texto inspirado no Oráculo da Deusa)
- Mônica Oliveira
- 15 de out. de 2018
- 2 min de leitura

A Deusa Demeter presente em Mabon cujo nome significa "porta de entrada para o feminino misterioso"foi adorada como a Grande Deusa muito tempo antes de os gregos patriarcais conquistarem os povos que adoravam a Deusa que agora é Grécia e impusessem seu panteão olímpico dominado por Deuses masculinos. Como Grande Deusa, Deméter é conhecida por criar a agricultura, por instituir a ordem social e por seus ritos de mistérios em Elêusis. Num belo dia de primavera, a filha de Deméter Persefone, foi capturada por Hades, Deus do Inferno. Em meio à dor e ao trauma emocional, Deméter retirou sua energia vital da Terra, e veio o inverno. Zeus persuadiu Hades a devolver Perséfone a Deméter e, para induzir Perséfone a ficar, pois ninguém pode voltar do Inferno depois de comer o alimento dos mortos, Hades deu a ela uma romã e ela comeu seis sementes. Assim, foi-lhe permitido voltar para Deméter durante seis meses do ano. Os outros seis meses ela passava com Hades no Inferno.
Deméter nos ensina a lidar com nossos sentimentos, a entendê-los e aceitá-los e a transmutá-los. Sentimentos é o que você sente e emoções são as reações muitas vezes desastrosas em relação aos sentimentos não tratados. Reconhecer nossa natureza, aceitá-la e aprender a lidar com nossas sombras são premissas. Você pode até dividi-las com outras pessoas, com seu mentor espiritual na Terra, mas só dependerá de você evoluir e trabalhá-los.
As vezes temos a sensação de que alguém de fora resolverá nossos problemas por nós, que levará nosso peso sobre seus ombros, mas isto é ilusão e tolice.Podemos compartilhar nossos dissabores com nossos queridos mas a responsabilidade em tratar nossos sentimentos são unicamente nossos e de mais ninguém. Não há culpados, nem o clima, nem as estações, nem nossos pais e amigos, nem a situação atual que vive. Somos os únicos responsáveis pela nossa caminhada e escolhas. Lamentação leva ao caos e mais perdas! Agradecimentos levam a benção sem fim.
Deméter se entristeceu por Perséfone mas não lamentou e pode usufruir de sua presença nas estações do plantio e da colheita. Cada um de nós temos nosso destino e nossa caminhada. Que possamos calçar nossos sapatos e trilhar destemidamente nossa rota, tal qual Deméter e Perséfone.
Blessed be )o(
Que assim seja e assim se cumpra!
Comments